terça-feira, 28 de julho de 2009

2-CONCEITOS DE ALGUMAS NEGLIGÊNCIAS


2.1 Negligência:

Quando o responsável deixa de atender as necessidades básicas para o desenvolvimento sadio da criança. Pode-se considerar desde o descuido com a alimentação, higiene, falta de apoio emocional. Exemplo mais clássico de negligência é quando os pais não se importam com os estudos dos filhos, não lhes trazem a preocupação a evasão escolar.

3- Abandono: Pode ser classificado em total e parcial.

3.1: PARCIAL: Ausência temporária dos pais ou responsáveis que expõe a criança e o adolescente à situação de risco. Exemplo: pais que viajam e deixam seus filhos com vizinhos, ou deixam em casa sozinhos

3.2: TOTAL:Quando a criança e o adolescente é colocado em situações de risco, ficando sem moradia e nem atenção, abandonados pela família. Exemplo: pais que entregam seus filhos para terceiros, os deixam em sacos de lixos atirados pelas lixeiras das cidades ou até mesmo entregam os filhos a estranhos.

4. Violência Psicológica: Ocorre por meio de palavras e ações que amedrontam ou envergonham, humilhação, ameaças, cobranças, causando danos no desenvolvimento físico e emocional da criança e do adolescente. Esse tipo de abuso está presente em todas as formas de abuso. É a incapacidade dos pais ou responsáveis de transmitirem afeto e segurança as crianças e adolescentes. Ex: pais que não deixam os filhos falar para colocar suas opinião, sua posição diante dos fatos.

5. Violência física: É o emprego da força física com exageros no intuito de disciplinar os filhos. É considerado violência qualquer ato que atinja o corpo podendo causar lesão ou ferimento.

6. Violência sexual: É a prática sexual sem o consentimento de vítima, que muitas vezes ainda nem dispõe de idade para entender o que lhe está acontecendo. É crime considerado grave. O abuso sexual é uma das formas de abuso mais cruéis por que além de afetar fisicamente a criança, destrói a dignidade que ela possui.

Muitas vezes, a criança e o adolescente sentem-se constrangidos em falar do abuso, pois sabem que a sociedade de um modo geral não está pronta para essa confissão direta, honesta e verdadeira. .Porque ao revelar seu corpo violado, a criança fala do rompimento dos valores sociais, da decomposição da família. Por isso profissional deve transmitir segurança, confiança para a criança revelar o segredo: o próprio corpo violado. Procura investigar a origem das lesões apresentadas para verificar se foi fruto de acidentes ou de violência doméstica. As lesões de acidentes são únicas e estão localizadas nas partes inferiores do corpo. Já as lesões decorrentes de abusos físicos por parte de um adulto localizam-se, na parte superior do corpo. Ex: costas e nádegas.

Nenhum comentário: